topo-muaculacao-sfw

Musculação


Para quem nunca frequentou uma academia, o início pode ser comparado aos primeiros dias de aula em uma escola, quando tudo ainda é novidade. Muita gente pode se sentir insegura ou deslocada, mas o mais importante é saber que essa sensação é perfeitamente normal e com o tempo as pessoas vão se sentir em casa.

O primeiro passo é fazer as avaliações médica e física e receber o aval de um profissional para começar. A partir daí, é o só seguir o treino específico (elaborado por um profissional de educação física) e que foi criado dentro das suas necessidades, restrições e objetivos.

O ideal é começar devagar , respeitando o ritmo de cada um. “O treino deve conter exercícios aeróbios, que trabalham a capacidade cardiorespiratória, e os de resistência, que fortalecem a musculatura e os ossos”.

 

É natural que, no início, o sedentário sinta mais cansaço do que as pessoas que estão acostumadas a malhar, mas isso não é razão para desanimar . “Em geral, o período de adaptação do organismo vai de oito a doze semanas (malhando três vezes por semana).

A estrutura da academia é o que devemos levar em conta na hora de decidir por um local para se exercitar. Afinal, é a sua saúde que está em risco.

Antes de assinar os cheques ou passar o cartão de crédito, faça aulas experimentais , converse com outros alunos e avalie se é o que você espera, para não se arrepender depois.

Certifique-se da disponibilidade e tipo de orientação que os professores dão: eles tiram as dúvidas dos alunos, estão sempre atentos?

Para quem não conhece o esquema, é bom lembrar que os instrutores não ficam o tempo todo ao lado do aluno. “Durante a montagem do treinamento, o professor explica o passo-a-passo de todos os exercícios e como mexer nos aparelhos. Depois sua função é tirar dúvidas, corrigir posturas. Enfim, auxiliar o aluno para que ele se saia cada vez melhor”, diz ele.

Quem deseja ou precisa de dedicação exclusiva deve considerar a possibilidade de contratar um personal trainer , profissional disponível na maioria das academias, mas com acréscimo na mensalidade.

Depois de escolher a academia e o plano, a hora é de se mexer: para aumentar sua qualidade de vida, disposição e saúde é fundamental praticar uma atividade física regular. E, de quebra, você ainda ganha um corpo mais bonito e firme.