topo-karate

Karatê


Karatê-do Tradicional – Estilo Shotokan

“Vitória em si não é o objetivo do Karatê Tradicional. O Karatê Tradicional é uma arte de autodefesa que é baseada na arte de luta sem armas, ou seja, utiliza da maneira mais efetiva, apenas o corpo humano. São usadas técnicas principais de bloqueios, de socos e de chutes, em combinação com outros motivos específicos.”
(art. 1, seção 1,3, Atlas Institutivo ITKF)

O Karatê Tradicional é uma arte de defesa pessoal, onde o corpo e mente atuam efetivamente entrelaçados. Através do Karatê Tradicional, ao ser humano é dado os meios pelos quais as habilidades mentais e físicas podem ser expandidas e melhoradas. Através da procura ilimitada de melhor técnica, ocorre uma expansão geral das habilidades humanas.

 

FILOSOFIA / BU-DO

O propósito do Karatê Tradicional volta-se sobretudo ao aspecto educacional e não somente o desportivo, colocando acima da habilidade técnica combativa a formação total do ser humano, seu conhecimento global da arte, sua responsabilidade social perante os demais e sua conduta moral. Se o esporte marcial perder seu vínculo educativo estará se despojando do verdadeiro BU-DO que é a essência, a estrutura e o alicerce da arte marcial. O Karatê Tradicional procura, antes de tudo, a própria evolução do praticante e sua progressão interior na arte (Espírito).